Como fazer um Jornal de Ofertas?

Como fazer um Jornal de Ofertas?

Você já deve ter notado como as empresas investem em tabloides para divulgar promoções, aqueles jornais de ofertas. Isso porque esses tabloides são uma excelente forma de chamar a atenção dos clientes, mas como fazer um jornal de ofertas

Essa é a primeira dúvida que surge quando você decide fazer um tabloide. Por isso, neste artigo vamos falar sobre como fazer um jornal de ofertas, além de várias informações para você ficar por dentro do assunto. 

Então acompanhe a leitura!

1 – Tamanho para o jornal

Não tem como fazer um jornal de ofertas sem antes conhecer seus tamanhos, então esse é o primeiro passo que você deve seguir.

Nós podemos subdividir os tamanhos de tabloides em duas formas, o tamanho das folhas e a quantidade de ofertas que aparecerão para os clientes.

Dito isso, é bom ressaltar que quanto mais produtos em ofertas estiverem no seu jornal, mais folhas ele precisará ter e isso inclui um custo final que precisa ser levado em consideração.

Os supermercados preferem folhas de tamanho A4, mas isso não é uma regra geral e você pode inovar na sua produção.

Alguns tabloides possuem uma tiragem regular e não passam de quatro páginas. E se você estiver produzindo uma edição especial, como uma data comemorativa, por exemplo. Então podem ser impressas mais páginas, porém o ideal é que seja até 12 folhas.

Jornal de Ofertas

Esses são os formatos mais comuns utilizados pelas gráficas:

  • 20,5 cm x 27,5 cm (Magazine);
  • 27,5 cm x 41 cm (Germânico);
  • 27,5 cm x 31 cm (Convencional);

Uma última dica sobre os tamanhos dos tabloides é que definir o seu tamanho também é definir a quantidade de produtos que serão ofertados. Por isso, fique atento se há produtos em estoque para atender a demanda dos seus clientes.

Dessa forma, você conseguirá atender as necessidades dos seus consumidores. Agora, vamos falar sobre os materiais para o seu tabloide.

2 – Material que pode ser usado para impressão

Essas são as opções mais recomendadas do mercado para os tabloides:

  • Papel Offset;
  • Papel Couché.

Os supermercados costumam usar mais os papéis reciclados para seus tabloides. Porém cada papel tem suas características e valores e tudo isso vai variar conforme a tiragem escolhida.

Uma dica que nós damos para você, é sentir cada folha de papel e pensar sobre qual é mais vantajoso e qual não é.

Vale lembrar que o material escolhido para o seu tabloide conta muito para uma impressão positiva ou negativa em seus consumidores, por isso escolha com cuidado.

3 – Atenção na escolha de cores

Escolher as cores certas para o seu tabloide é muito importante pois as pessoas valorizam muito a harmonia entre elas. Seguindo por esse caminho, a decisão mais sensata é usar as cores da sua marca em seu tabloide.

Pois isso ajudará o cliente a identificar sua marca sem um grande esforço. Em outras palavras, é necessário manter a identidade visual do supermercado, porém com um design atrativo para o seu tabloide.

Mas você também não precisa ficar preso às cores da sua logo marca. Também é possível inovar fazendo uso das cores de datas comemorativas como o vermelho no natal, ou o preto na semana da black friday.

4 – Organização estratégica dos produtos

Jornal de Ofertas

Os clientes não gostam de coisas confusas e ficam irritados facilmente com isso. Por isso, a dica aqui é organizar os produtos de forma estratégica.

Na hora de realizar o planejamento do seu tabloide, distribua as ofertas por setores, ou de alguma forma lógica. Da mesma forma que os produtos são apresentados no seu estabelecimento.

Por exemplo, uma seleção de produtos femininos e masculinos, uma página apenas com os produtos da própria marca do supermercado, outra com os produtos do açougue.

Você ainda pode separar uma seção especial com as promoções exclusivas para os clientes que possuem o cartão do supermercado ou do clube de fidelidade. Dessa forma, os clientes que ainda não fazem parte vão ficar interessados nas vantagens ressaltadas.

E antes de seguirmos para o próximo tópico, existe uma estratégia que você pode utilizar, que é colocar os produtos mais procurados na capa do seu tabloide. Assim, é possível fazer com que o cliente pegue o panfleto logo que olhar para ele.

Agora vamos falar sobre as imagens pois elas também são muito importantes.

5 – Invista em imagens de qualidade 

As imagens são um ponto chave para os tabloides pois eles são formas de comunicação visual e as pessoas são atraídas por imagens interessantes.

Por isso, é muito significativo o investimento em imagens de alta qualidade e que reflitam as características do produto.

Assim, quando chegar a hora de produzir os tabloides as imagens vão continuar bem definidas e você não vai perder qualidade na hora da impressão.

Os produtos que são produzidos pelo supermercado como os da padaria, são os que mais ganham com isso já que esses produtos são únicos e não podem ser encontrados em outros locais.

E já que falamos sobre produzir e imprimir os seus tabloides, existe um ponto chave que é o tópico a seguir.

6 – Revise o conteúdo do tabloide

Agora que você já aprendeu como fazer um jornal de ofertas, chegou o momento de revisar todo o conteúdo que foi inserido no seu tabloide, é hora de verificar se há erros de ortografia, tiragem, preços, etc.

É fundamental verificar se não há coisas fora do lugar ou incorretas, pois aqui qualquer falha pode virar um motivo de chacota tanto entre os concorrentes quanto entre os consumidores.

É importante ressaltar também, que se acaso algum valor for impresso incorretamente o estabelecimento responsável terá que arcar com as consequências. 

Outro ponto importante, é que se o consumidor encontrar um valor no tabloide inferior ao preço que está sendo comercializado, o estabelecimento tem a obrigação de vender o produto pelo valor anunciado.

O artigo 37 do Código de Defesa do Consumidor ressalta que qualquer comunicação equivocada poderá ser considerada enganosa e sujeita a multas e processos judiciais. Por isso a revisão é tão importante.

Quanto custa um jornal de ofertas?

O primeiro passo a se pensar são as parcerias que você pode conseguir para patrocinar o seu tabloide.

Existem muitos parceiros que podem patrocinar o tabloide se suas marcas também forem divulgadas. Alguns deles até já possuem fotos de seus produtos e todo o material pronto para o ato.

Porém, tudo depende dos profissionais que você irá contratar para criar o seu panfleto. Você até pode criar o seu próprio design. 

O site Canva, oferece várias possibilidades para criar modelos de tabloides. Através desse site é possível encontrar várias formas e design de como fazer um jornal de ofertas.

E se você chegou até aqui, é hora de distribuir os seus tabloides para ganhar mais clientes.

Como eu faço a distribuição dos meus jornais de ofertas?

Jornal de Ofertas

Agora que você já aprendeu como fazer o seu jornal de ofertas, é hora de distribuir os seus tabloides porém, existem algumas regras para estar atento, como as leis contra formas de distribuição de panfletagem.

A Aliança Distribuição é a maior empresa de panfletagem do Brasil, Estamos sempre por dentro das leis sobre divulgação, por isso podemos promover seu negócio sem causar problemas para você.

Além disso, nós possuímos uma equipe especializada e uniformizada para realizar a distribuição de panfletos.

Entre em contato conosco e FAÇA UM ORÇAMENTO. Temos a certeza de que faremos uma parceria de sucesso.

5/5 - (1 vote)
Eduardo Bello
Eduardo Bello
Analista de Conteúdo | Analista de SEO | Agencia Web Marketing

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.