Você já ouviu falar sobre o geomarketing?
Apesar desse nome incomum e que não é ouvido diariamente, o geomarketing tem sido utilizado por diversas empresas para desenvolver estratégias de negócios.
E esse conceito é tão eficaz, que se tornou essencial, na hora de conhecer o seu público, conseguir novos clientes e realizar ações de panfletagem.
Mas o geomarketing, também pode ser entendido como ações utilizadas no marketing. E através do uso de mapeamento, é possível que os empresários conheçam melhor os consumidores de seus produtos.
Agora, para a panfletagem, é importante saber que o geomarketing permite uma distribuição de folhetos com maior precisão e menor desperdício de recursos e tempo.
Com essas informações, é possível segmentar o público de acordo com seu perfil e comportamento de compra, além de distribuir seus panfletos diretamente para o público-alvo.
Agora que você já aprendeu um pouco sobre esse conceito, que tal continuar a leitura desse post e conhecer ainda mais sobre o que o geomarketing tem para te oferecer? Acompanhe!
O significado do prefixo geo quer dizer terra e marketing significa mercado. Logo, o geomarketing é sobre estratégias de mercado com base na localização.
Mas, também podemos definir o geomarketing como um conceito ou uma área que estuda a relação entre as políticas e estratégias empresariais, além da localização onde a empresa, seus clientes, consumidores, fornecedores e centros de distribuição estão.
Para as ações de panfletagem, é interessante saber que o mapeamento das regiões é feito por meio do geomarketing.
O geomarketing, também conhecido como marketing de localização, funciona por meio de dados sobre a localização física de uma pessoa.
Com essas informações, as empresas que realizam ações de panfletagem podem mapear a região com mais facilidade.
Com os dados fornecidos por IPs de computadores, aplicativos, sistema GPS e arregimentação, saber onde o consumidor está e quais são os seus hábitos de compras, ficou muito mais fácil. O que ajuda muito nas ações de panfletagem.
Mas você sabia que o geomarketing pode ser subdividido em online e offline?
O geomarketing online baseia-se na distribuição de anúncios com base nas informações de localização fornecidas pelos usuários de smartphones, notebooks, tablets e outros dispositivos móveis.
No entanto, é muito importante que neste ponto do artigo, fique claro que a utilização e captura desses tipos de dados pelas empresas, devem ocorrer de forma ética e transparente, seguindo a Lei Geral de Proteção de Dados de 14 de agosto de 2018 e o Marco Civil da Internet de 23 de abril de 2014.
O geomarketing offline trata da análise de dados da região.
Ou seja, é feita uma análise sobre o número de concorrentes, a disponibilidade de fornecedores, a região e também da população.
A análise da população, engloba o sexo, porte, a idade e varias outras informações sobre o publico no geral.
E todas essas análises servem para tomar decisões a respeito de abrir ou não uma empresa em determinada área, por exemplo. O que torna o geomarketing tão importante.
O geomarketing é muito importante para empresas no geral, pois ele engloba estratégias utilizadas para descobrir sobre hábitos e comportamentos de clientes em potencial.
E quando uma determinada empresa tem diversidade nas informações de seu público-alvo, fica muito mais fácil acertar o perfil dos clientes.
Por isso, o geomarketing é tão importante para as empresas, principalmente as de panfletagem.
Essas empresas utilizam o geomarketing mapeando as áreas a serem atingidas pelos panfletos, além de quantas residências tem nas ruas e quantos folhetos serão necessários para atingir uma determinada região.
O geomarketing permite melhorar o desenvolvimento de campanhas e criar conteúdos mais precisos.
Poder usar a inteligência de localização permite que uma empresa obtenha uma vantagem competitiva e significativa ao segmentar seu público e atingi-lo de forma mais estratégica.
O geomarketing oferece vantagens para as empresas em diversos setores, principalmente na panfletagem.
Ao estudar o perfil de uma região e dos consumidores através do geomarketing, a empresa que realiza a panfletagem tem melhor resultado e atinge as pessoas certas de forma certa.
Cada região, área ou bairro tem suas próprias características. E isso engloba quem mora ou trabalha pela região.
Esses detalhes fazem parte do que compõe o perfil da região, e é muito importante conhecê-los na hora de realizar a panfletagem.
E para conseguir essas informações, o geomarketing é essencial.
Vamos supor que você queira distribuir panfletos para o seu negócio. Ou seja, quer que as pessoas conheçam mais sobre a sua marca ou produto.
Se você quiser fazer isso e não souber muito sobre a área, saiba que há muitas regiões para escolher. Mas, com a pesquisa de geomarketing, você escolhe a região perfeita.
Um dos benefícios que o geomarketing tem a oferecer é a oportunidade de segmentar o público-alvo de forma bem específica.
Isso é possível por causa das coordenadas geográficas coletadas, que nos permitem determinar a localização exata, pontos de interesse e como cada cliente se movimenta.
A segmentação do seu público é fundamental em qualquer estratégia de marketing e distribuição.
Por exemplo, se um empresário tem uma mercearia que não vende online. Não adianta realizar uma ação de panfletagem fora da cidade, pois não seria benéfico para esse comércio.
Mas através do geomarketing, é possível criar uma segmentação estratégica e encontrar o melhor lugar para a panfletagem dessa mercearia. O que trará melhores retornos e mais pessoas que vão conhecer o local.
Quando a empresa sabe onde o cliente está, fica mais fácil se comunicar com ele de forma persuasiva.
E junto com isso vem a facilidade de manter um relacionamento mais próximo com o cliente, além de entender melhor seus desejos e vontades.
O geomarketing traz a possibilidade de obter muitas informações sobre o comportamento dos clientes. Além da possibilidade de encontrar seu cliente em tempo real, onde quer que ele esteja.
Com essas informações, é possível encontrar os melhores pontos para a panfletagem, junto com o que o cliente precisa na hora e lugar certo, o que torna a taxa de conversão maior.
Com uma comunicação bem segmentada nos mínimos detalhes, o potencial de conversão também aumenta, pois com o geomarketing, uma empresa pode atingir os consumidores na hora e no lugar certo, gerando mais oportunidades para seu negócio.
Agora que você já aprendeu sobre esse conceito e suas vantagens, conheça também uma empresa que realiza ações de panfletagem junto com o geomarketing.
Afinal, através dessas ferramentas conseguimos ter mais orientação a respeito das áreas a serem atingidas pelos folhetos, além de descobrir quantas residências uma determinada rua possui e quantos panfletos serão necessários para atingir uma região específica.
Nós da Aliança Distribuição, utilizamos ferramentas de mapeamento mesmo nas menores ações de panfletagem. Somos a maior empresa de panfletagem do Brasil e contamos com mais de 20 anos de experiência, sempre entregando os panfletos com muita qualidade e precisão.
Por isso, não deixe de conversar com a nossa equipe e FAÇA UM ORÇAMENTO. Temos a certeza de que vamos formar uma parceria de sucesso!