A Campanha Enem 2020 foi lançada no dia 7 de Maio e os números são surpreendentes: quase 6 milhões vão fazer a prova impressa e 96 mil farão a prova digital.
Segundo o INEP, 8,4 milhões de pessoas ingressaram na faculdade privada em 2018. Mas, devido a pandemia, 42% dos alunos pensam em desistir por conta do cenário atual. Isso equivale a 3,3 milhões de desistência do Ensino Superior.
De fato, a pandemia colocou mais de 2,2 mil faculdades em crise, e para enfrentar tamanha concorrência no mercado educacional, é preciso adotar estratégias de marketing.
Certamente, a questão é: como captar alunos para a Campanha Enem 2020 e os demais vestibulares? É sobre isso que falaremos hoje.
Quer saber que estratégias usar para se destacar no mercado e captar mais alunos? Confira este post com as melhores estratégias para campanha do Enem e vestibulares!
O inbound marketing é uma estratégia de marketing de atração.
Antes de mais nada, as faculdades precisam criar novas formas de conquistar e manter seus alunos.
Em outras palavras, você cria e oferece conteúdo voltado para um público-alvo. Por exemplo: ”Vai prestar o Enem 2020? Separamos os 10 melhores canais no YouTube de estudo para te ajudar na redação. Confira!”
Então, viu como é? É fácil! Você criou um conteúdo, atraiu seu público e ofereceu mais conteúdos ainda.
Embora sejam parecidos, o marketing de conteúdo oferece uma proposta mais específica em conteúdo.
A tática é não ir direto ao ponto já de cara convocando para a matrícula, mas oferecer um bom conteúdo que conduzirá a tal atitude.
O conteúdo pode ser não só por textos e e-books, mas também em vídeos e posts em redes sociais. Todo meio digital é válido.
Em resumo, você atrai mais visitas para o seu site e aumenta as chances de converter visitantes em leads e leads em matriculados (leads significa início do interesse ou possível cliente).
Por exemplo: ofereça um teste vocacional para o estudante identificar qual profissão combina mais com ele. E em seguida, no resultado do teste, informe que a graduação do resultado dele está com bolsas para o Enem e matrícula gratuita.
Links patrocinados são pequenos anúncios em formato de texto simples que aparecem no canto ou no final da sua tela.
É uma publicidade paga excelente, já que aparece como hiperligação quando o aluno pesquisar no Google.
Logo, são usados para uma conversão direta, pois captam a atenção dos estudantes que já estão prontos para decidir qual área irão cursar.
Como falamos acima, todo meio digital é válido. E é importante você estar em qualquer plataforma.
Se bem que, se você não consegue alimentar todas as redes sociais da universidade, o ideal é ter somente uma, mas de qualidade.
Portanto, se esforce para estar o mais próximo do aluno, independente do formato e da rede social.
Entretanto, as mídias sociais são ideais para dialogar com possíveis alunos e despertar o engajamento, o que resulta em mais matrículas no decorrer do tempo.
Como captar alunos offline na Campanha Enem 2020
Servem para atrair visitantes e convertê-los em leads, que serão trabalhados em estratégias de nutrição e conversão.
Se liga estratégia da Universidade Federal do Paraná:
”A Universidade Federal do Paraná abre suas portas para receber a comunidade na “UFPR: Cursos e Profissões – uma feira de ideias para o seu futuro”. A iniciativa, que apresenta os cursos de graduação e atividades relacionadas ao ensino, tem como principal público os alunos do ensino médio, de escolas públicas e particulares.”
A própria faculdade oferece uma feira de profissões com o conceito de trazer ideias para o futuro do aluno. Que é o que ele mais escuta no momento: futuro.
Então, a feira de profissões servem para atrair visitantes e convertê-los em leads, que serão trabalhados em estratégias de nutrição e conversão.
Você pode realizar sorteios na feira de profissões, oferecendo bolsas, matrículas grátis, descontos e uniformes.
E também por meio de campanhas de indicação (indique e ganhe), alunos que já estão no Ensino Superior podem tomar frente dos sorteios, se tornar líderes para atrair novos matriculados, e com isso, receber privilégios.
Panfleto significa pequena obra impressa sem capa, é um meio de divulgação de uma ideia ou marca, feito de papel e fácil de manusear.
A panfletagem tem o foco na rápida circulação da sua informação e no maior alcance de pessoas possíveis.
É ideal para entregar nas portas das escolas do ensino médio e incentivar a chegar em casa e entregar aos pais.
Por exemplo: uma academia aproveitou que o campus de Educação Física de uma universidade foi inaugurado e foi panfletar, oferecendo descontos para os alunos.
Aliás, você conhece os principais tipos de Panfletagem? Clique e saiba qual a melhor estratégia para o seu perfil.
De fato, a pandemia colocou mais de 2,2 mil faculdades em crise, e para enfrentar tamanha concorrência no mercado educacional, é preciso adotar estratégias de marketing.
Vimos que há vários meios para captar os alunos e a panfletagem segue ranqueando não somente em custo-benefício, mas também em eficácia, já que a mensagem é direta e não exige esforço.
E mais, você não precisa se preocupar com a parte de criação, impressão e muito menos com a distribuição — a empresa responsável fará todo esse serviço, com as melhores estratégias de marketing em panfletagem.
A Aliança Distribuição é uma empresa de panfletagem pioneiras neste segmento, focada na excelência dos serviços prestados.
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