Quando falamos em captação de alunos, vimos que as Instituições de Ensino entendem o quão é importante esta ação mas muitas vezes não sabem como fazer.
Sobretudo, quando a Instituição de Ensino não capta alunos, não há crescimento. E como resultado, acaba sem lucros e até mesmo indo à falência.
E devido a isso, é essencial que a captação de alunos seja levada a sério e planejada, para assim, ter um ótimo resultado e bater a meta de matrículas do ano letivo.
Mas e você, deseja saber como realizar uma ótima captação de alunos? Continue a leitura e confira!
Neste post, falaremos sobre os seguintes tópicos:
Em primeiro lugar, saiba que a palavra ”captar” é o sinônimo de atrair, obter e conquistar.
Captação de alunos é o nome dado as estratégias e práticas de marketing que as IEs adotam, visando atrair e converter leads (pessoas interessadas em alunos matriculados).
Só que, para que essas estratégias realmente funcionem, elas devem envolver alguns pontos importantes, como:
Mas agora, queremos te apresentar as melhores dicas e estratégias para uma excelente captação de alunos! Vamos lá?
Quando falamos em ensino de qualidade, estamos falando de todos os indicadores de qualidade que a escola deve apresentar, como: ambiente escolar, práticas pedagógicas, avaliação, ambiente físico e gestão escolar.
Investir em uma educação de qualidade e destacada no mercado educacional é uma ação essencial para potencializar a captação de alunos.
Entretanto, saiba quais são os principais pontos que fazem sua escola se destacar entre as demais. Por exemplo: qual o diferencial no ensino? O que a sua IE oferece que as outras não oferecem? Entre outras perguntas, utilize ao seu favor.
Não importa o tamanho da instituição, marcar presença nas redes sociais deve fazer cada vez mais parte da rotina dos diretores e donos de escola.
Devido aos avanços tecnológicos, hoje é possível ter fácil acesso a diversos meios de comunicação.
Todo meio digital é válido. E é importante você estar em alguma plataforma.
Se bem que, se você não consegue alimentar todas as redes sociais da universidade, o ideal é ter somente uma, mas de qualidade.
Portanto, se esforce para estar o mais próximo do aluno, independente do formato e da rede social.
Entretanto, as mídias sociais são ideais para dialogar com possíveis alunos e despertar o engajamento, o que resulta em mais matrículas no decorrer do tempo.
Após ter investido na divulgação digital da Instituição de Ensino, invista em selecionar profissionais qualificados e capacitados.
Acima de tudo, trace e defina o perfil do profissional, seja criterioso no processo de recrutamento e seleção e valorize as indicações para o seu corpo docente.
Corpo docente nada mais é do que o conjunto dos professores que atuam naquela instituição.
Os profissionais que atuaram na Instituição são responsáveis por formar, educar e capacitar indivíduos, logo, são de estrema importância.
Portanto, não dispense ter bom processo de recrutamento e seleção para ter os profissionais mais qualificados no seu corpo docente.
Mesmo se tratando do mercado educacional, é importante traçar o perfil do cliente ideal.
É indispensável conhecer seu público-alvo, afinal, é através desta definição que você poderá realizar uma ótima captação de alunos.
Saiba que não é possível realizar a captação de alunos sem traçar o perfil do aluno ideal.
Por exemplo, se a sua Instituição é de Ensino Superior, o perfil ideal de aluno será de estudantes que vão prestar o Enem, logo concluirão o Ensino Médio e querem ingressar no Ensino Superior.
Contudo, nossa sugestão é que você busque ter o máximo de informações sobre o seu aluno, para assim conseguir atraí-lo.
Argumentar é a capacidade de relacionar fatos, teses, estudos, opiniões, problemas e possíveis soluções a fim de embasar determinado pensamento ou ideia.
No nosso contexto, argumentar e sempre conversar com os pais é essencial para mantê-los interessados na aprendizagem do aluno.
No primeiro contato com os pais ou responsáveis, não assuste-os, faça uma abordagem calma e mostre quais são os diferenciais da IE.
Todo esse primeiro contato precisa ser feita com inteligência, visando causar uma boa impressão.
Logo após o primeiro contato, as primeiras argumentações já podem começar a fluir, reforçando a ideia de que a IE é o lugar ideal para seus filhos.
Sendo assim, para ter uma ótima argumentação, é necessário:
Panfleto significa pequena obra impressa sem capa, é um meio de divulgação de uma ideia ou marca, feito de papel e fácil de manusear.
A panfletagem tem o foco na rápida circulação da sua informação e no maior alcance de pessoas possíveis.
O primeiro contato com os pais pode ser feito por um panfleto, contendo todas as informações e o convidando a visitar a Instituição 🙂
É essencial que a captação de alunos seja levada a sério e planejada, para assim, ter um ótimo resultado e bater a meta de matrículas do ano letivo.
Mas e você, deseja saber como a panfletagem te ajudará a realizar uma excelente captação de alunos?
É muito fácil, aliás, você não precisa se preocupar com a parte de criação, impressão e muito menos com a distribuição — nós ficaremos responsável por todo o serviço, com as melhores estratégias de marketing em panfletagem.
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