Todo empresário de sucesso quando estava começando sua carreira, já olhou um folder de divulgação e imaginou a sua empresa personalizada em um, não é verdade?
Esse é o desejo de muitos empreendedores, pois todos sabem a importância e o impacto que um material de divulgação tem — chamar a atenção do consumidor e atrair pessoas realmente interessadas em comprar com você.
Por mais versátil que esse material seja, existem pontos a serem analisados, como por exemplo: design, comunicação estratégica, impressão, pontos de distribuição, e entre outros. Portanto, não é tão simples assim
Mas e você, deseja saber mais sobre esse pequeno papel capaz de alavancar as vendas da sua empresa? Então continue a leitura abaixo e descubra 5 dicas super rápidas para fazer um folder de divulgação!
Folder de divulgação vem do verbo inglês to fold, que em português significa dobrar. Basicamente ele recebeu esse nome pois o folder possui pelo menos 1 dobra, deixando-o parecido com um livro.
Embora os panfletos e flyers não tenham nenhuma dobra, o folder tem pelo menos uma dobra, composto apenas por informações relevantes, como nome da empresa, serviços e produtos oferecidos e número de contato.
Existem diversos modelos de folder de divulgação, entre eles destaca-se o tradicional, com 3 dobras, formando 1 capa frontal, 4 páginas e 1 capa traseira.
E por último, pode carregar um conteúdo institucional (servindo como comunicação interna de uma empresa), ou promocional (vendendo um determinado serviço ou produto).
Juntamos nossas melhores ideias para você fazer um folder de sucesso, alcançar seu público e estourar em vendas. Vamos lá? Veja abaixo 5 dicas para fazer um folder de divulgação!
Em primeiro lugar, você precisa definir seu público! Antes mesmo de começar a criação do folder, você precisa definir uma estratégia. Por exemplo: onde você irá distribuir e para quem irá distribuir?
Definir seu público-alvo é essencial, pois é a partir dessa escolha que você poderá partir para a criação do folder. É preciso entender o gostos dos seus clientes e o que eles desejam no momento. Para assim, oferecer o que ele deseja.
Só para exemplificar, se você é dono de uma instituição de ensino superior, seu público-alvo será alunos que estão se formando no ensino médio. Ou, se deseja promover uma academia, seu público-alvo será pessoas que desejam ter uma vida mais ativa.
E aí, deu para compreender? É muito fácil! Basicamente, você precisa entregar o folder de divulgação nas mãos certas.
O folder é incrivelmente dinâmico e você pode até mesmo conduzir o olhar do leitor, seja para informá-lo ou estimular sua vontade de comprar. E é a partir disso que você pode utilizar de diversos elementos de design para essa etapa.
Primeiramente, seja criativo! Fuja de design padrões, aqueles que todos já conhecem. Invista em elementos, como linhas, formas, gráficos, quadros e grades.
Aproveite que a onda de ”carrossel” ainda está rolando e deixe que os textos e as imagens ultrapassem as margens e as dobras das páginas, gerando uma curiosidade que seja impossível não ler as demais páginas.
Não esqueça de utilizar fotos e elementos gráficos de alta qualidade e livres, isso quer dizer: sem direitos autorais.
Também é importante que você pense numa hierarquia visual, que resumidamente é: as informações mais importantes vem primeiro e em tamanhos maiores. Agora, informações secundárias e complementares vão ”perdendo peso” e ocupando espaços menores no folder. Isso define a importância de cada item.
E por mais que tentamos fugir do comum, existem padrões que aconselhamos ser seguidos, por exemplo: colocar números de telefone, redes sociais e endereço na capa traseira.
E por fim, você pode acrescentar um QR Code de desconto da sua venda ou entrada vip para o seu evento, dando um up no seu folder de divulgação
Você sabia que não basta apenas sair escrevendo? Claro que o básico é dominar a língua portuguesa, como gramática, concordância, etc. Mas além disso, é necessário ter estratégia ao se comunicar. Afinal, uma boa comunicação não é o que você fala, mas sim, o que o outro entende
Se você deseja atingir o maior número de pessoas possíveis, é preciso usar uma linguagem simples, de rápida leitura e entendimento. Ou, por exemplo, se deseja atrair o público de empresários, será preciso usar uma linguagem mais culta, e se deseja atrair um público jovem, terá que usar uma linguagem mais descontraída.
Essa frase é muito conhecida e não é à toa… quando se trata de interesse, a primeira impressão é a que fica.
Em outras palavras, basta meio segundo (isso mesmo, 0,5 segundos) para nos interessarmos em algo. Isso quer dizer que o seu folder precisa gerar interesse imediato no consumidor
Para isso acontecer, você precisa mostrar qualidade. Qualidade no produto que oferece e qualidade do atendimento. Por exemplo: um restaurante precisa ter imagens que aguçam o paladar e que demonstrem higiene, agilidade e prontidão ao servir. Já um consultório de odontologia precisa passar biosegurança, tranquilidade, conforto e até mesmo a sensação de ”está tudo bem, vamos resolver o seu problema”.
Nossa última dica, mas não menos importe, é que você contrate uma empresa de distribuição para te auxiliar na divulgação da sua marca.
No momento em que estamos, precisamos levar em conta que para conquistar clientes, tanto pelo âmbito competitivo, e também considerando o impacto da pandemia do Coronavírus, é preciso adotar estratégias de marketing.
Adotar estratégias de marketing offline é criar um elo de relacionamento entre a sua empresa e o seu público, sabendo quais são seus problemas e podendo oferecer soluções. E é por isso que um simples folder de divulgação é capaz de fazer, conquistando e fidelizando clientes.
A Aliança Distribuição é uma empresa pioneira em criação e distribuição de folder de divulgação, focada na excelência dos serviços prestados.
Você não precisa se preocupar com a parte de criação, impressão e muito menos com a distribuição — nós ficaremos responsável por todo o serviço, com as melhores estratégias de marketing para folder
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