A data comercial mais esperada do ano está chegando: a Black Friday acontece no dia 29 de novembro de 2019! E a sua empresa, já está preparada para ela?
Em 2018 a data gerou um faturamento de R$ 1,9 bilhão no Brasil, um crescimento de 17% sobre o ano anterior. Esses e outros diversos números que apresentamos no post sobre as projeções da Black Friday comprovam: o seu negócio pode — e deve — aproveitar essa data para vender muito!
Por isso, na sequência da nossa série de artigos sobre a importância do marketing para o final de ano, vamos falar sobre como se preparar para ter o melhor desempenho possível na Black Friday. É isso que você quer? Então confira as nossas dicas:
A Black Friday é uma data muito esperada, porque promete descontos imperdíveis. Imagine, então, a frustração do consumidor que se depara com ofertasminguadas ou apenas produtos que não interessam a ele.
Pior ainda é quando ele percebe que os descontos são pura enganação, como as lojas que praticam o famigerado “tudo pela metade do dobro”. Não seja uma dessas lojas.
A participação das compras via dispositivos móveis mais que dobrou de 2015 (8,7%) para 2016 (20%). A tendência é que o mobile continue crescendo e seja responsável por boa parte das suas vendas.
Mas, para isso, você precisa oferecer uma experiência satisfatória pelo Smartphone. O cliente consegue encontrar tudo o que deseja? Consegue finalizar a compra sem erros ou dificuldades? Se não, corra para corrigir os problemas no mobile.
A Black Friday é uma correria para não perder os melhores descontos. Mais do que em qualquer outra época, o cliente quer agilidade para finalizar logo a compra.
Então, a velocidade de carregamento do site precisa ser rápida para evitar que o visitante desista e compra do concorrente. Principalmente no dia, o site deve estar preparado para o aumento no número de acessos simultâneos.
Períodos promocionais podem ir muito além das vendas pontuais. Essa é uma boa oportunidade para fisgar novos consumidores e conquistar de vez quem já era cliente.
Então, pense na comunicação com os clientes antes, durante e depois da Black Friday. Eles precisam se sentir motivados a comprar na sua loja, ter uma boa experiência no dia e depois manter a confiança para voltar. Assim, os esforços para a data têm efeitos positivos também a longo prazo.
Quem já está com você há mais tempo merece um mimo especial. Talvez um desconto maior, frete grátis, brindes ou ofertas exclusivas. Para isso, segmente o envio de e-mails ou crie um grupo no WhatsApp para se comunicar com esses clientes VIPs.
Coloque em prática alguma dessas estratégias e veja o aumento considerável nas vendas para o seu estabelecimento! Seja ele um negócio online ou físico a Aliança Distribuição pode ajudar você!
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