Fazer uma Campanha Black Friday é uma das tarefas mais intensa para as equipes de marketing e publicidade, afinal, se trata da data mais esperada pelos clientes e mais importante para os lojistas.
Muitos empresários já começam o ano pensando nas ações da Black Friday, como: meta de faturamento e planejamento de quais produtos ou serviços serão ofertados aos consumidores.
Devido a pandemia do Covid-19, os clientes passaram a comprar pela internet e estão com saudade das lojas físicas. Além da renda disponível, já que muitos não gastaram dinheiro com viagens.
A novidade é que: a Black Friday 2020 promete ser a maior de todos os tempos!
No conteúdo de hoje, falaremos sobre os seguintes tópicos abaixo:
Mas e você, quer saber como fazer a Campanha Black Friday 2020? Veja AGORA as melhores dicas para começar a planejar a sua. Vamos direto as dicas?
Planejamento é tudo! Nunca pense que está cedo demais para começar a planejar…
Muitos pensam que é simplesmente abaixar os preços por um dia mas não é bem assim. É um grande erro querer entrar na Black Friday sem ter se planejado.
Por ser uma data em que as pessoas estão a procura dos melhores descontos, a Black é a oportunidade dos varejistas de oferecerem seus produtos.
Sobretudo, somente com um bom planejamento é possível identificar as melhores oportunidades e imprevistos que podem surgir.
Em segundo lugar, mapeie suas experiências passadas com a Black Friday e analise o desempenho da sua loja nesse período: quais estratégias deram certo, quais os produtos que mais venderam e qual foi o feedback dos cliente durante e pós Black Friday.
Mas, se é sua primeira vez na Black, não se desespere!
Pesquise na internet, dê uma andada por shoppings e grandes avenidas e observe o que estão fazendo.
Portanto, para te ajudar, separamos algumas perguntas que vão te ajudar a ter um ponto de partida. Anote aí:
Saiba que a busca por preços baixos é frenética! Certeza que você já deve ter visto algum vídeo em que as portas se abrem e os clientes invadem a loja correndo… é disso que estamos falando.
Por isso, tome muito cuidado com a ”Black Fraude”, fuja das enganações e ofereça ofertas e promoções reais.
De fato, é isso que os clientes buscam: preços baixos.
Sendo assim, ofereça preços reais. Produtos que os clientes sempre procuram com estoque cheio e preço baixo 🙂
Aliás, também se atente em precificar corretamente, afinal, é a data que todas as pessoas procuram.
Então é importante colocar os preços corretamente, para não ficar no prejuízo e ter tudo, menos sucesso em sua Black Friday.
Certeza que você já ouviu também a frase: quem não sabe aonde quer ir, qualquer caminho vale.
O mesmo se aplica para lojas que vão para a Black Friday sem objetivos.
Por exemplo: se o objetivo é abrir as portas para uma quantidade ilimitada de pessoas, saiba que você precisará de mais vendedores, seguranças e caixas.
Sendo assim, desde já é fundamental se preparar para não faltar nada (nem produto no estoque e nem funcionários), oferecer uma ótima experiência ao consumidor e entregar mais embalagens.
Certamente, essa logística precisa estar em seu planejamento, e sem objetivos é impossível.
Imprevistos sempre acontecem e na Black Friday as probabilidades são maiores ainda, devido a quantidade de pessoas e vendas.
Contudo, se preocupe com: a estrutura da loja, a logística do caixa, os Direitos do Consumidor e com quais fornecedores e parceiros você poderá contar em situações de emergência.
Por isso, tenha um plano B e se possível um plano C.
Quando falamos em fazer barulho, estamos falando em usar as ferramentas certas no momento certo. Mas como assim?
Usar bexigas nas portas das lojas é totalmente ultrapassado. Busque ferramentas novas de chamar a atenção do público.
Como por exemplo, você pode posicionar promotoras entregando panfletos de descontos e com a localização da loja 🙂
Outro ponto muito importante são as redes sociais, use e abuse das funções do Instagram (Stories patrocinados) e anúncios no YouTube e no Google.
Na comunicação, desperte o senso de urgência usando frases como “Somente nesta sexta-feira!” e “Produtos com preços únicos!”.
E se o seu foco for o público nas redes sociais, utilize expressões que estão em alta, como: “Sextou”, “Socorro”, “Arrasou”, ”Uhuuu”.
No tópico acima falamos sobre senso de urgência. Mas você sabe o que é isto?
Sempre que compramos algo, temos um motivo. E quando precisamos de algo neste exato momento, largamos tudo o que estamos fazendo e vamos imediatamente comprar.
Isso é o que chamamos de senso de urgência e é a partir dessa necessidade de ”ou eu compro ou fico sem” que o cliente vai direto ao fechamento da venda.
Nada importa se a Black Friday será de um dia ou uma semana, o importante é que você dispare gatilhos despertando este senso nos clientes.
A sua loja tem que continuar vendendo após a Campanha Black Friday, não é mesmo? Fazendo com que os clientes conquistados na liquidação voltem a comprar.
Mantenha o cliente engajado pós a campanha, saiba qual experiência ele teve, o que pode melhorar e tente vender novamente.
E não se engane: o fato do cliente não ter comprado na Black Friday não significa que ele não pode voltar. Muitos clientes retornam para comprar depois!
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