O ano já está acabando e você, diretor ou dono de escola, já deve estar se perguntando: como fazer uma campanha de matrícula?
A campanha de matrícula é uma das maiores preocupações dos diretores ou donos de escolas, ano após ano. Afinal, como recrutar alunos? Quais estratégias usar?
Embora a grande responsabilidade seja o ensino das crianças e dos adolescentes, é necessário um ótimo trabalho de recrutamento.
Visto que, o grande sucesso de uma instituição de ensino também está na maneira em que é feita a captação de alunos.
A maioria das campanhas são realizadas no início do ano letivo, exigindo um planejamento e organização já por volta do mês de Novembro, ofertando matrículas gratuitas para quem realizar o cadastro com antecedência ou, porcentagens de descontos para quem realizar a matrícula antes do mês de Janeiro.
Mas e você, deseja saber como fazer a campanha de matrícula 2021?
No conteúdo de hoje, abordaremos alguns tópicos. Veja abaixo!
Em primeiro lugar, faça um levantamento de todos os gastos da instituição e analise as finanças.
É baseado nesta pesquisa que você decidirá qual será o preço da matrícula e das mensalidades. Além do valor que será investido na campanha de matrícula.
Aliás, também é baseado nesta pesquisa que a instituição decidirá o reajuste no valor que os veteranos pagam e o valor atual que os calouros irão pagar.
Mas, mesmo após todos esses cálculos, é importante ofertar promoções e oportunidades especiais para alunos que desejam se rematricular.
É muito importante que este cálculo seja feito com muita cautela, afinal, o número de vagas corresponde a quantidade de salas e estrutura que a instituição terá que ter.
Antes de tudo, veja quantas vagas serão disponibilizadas, qual o limite e qual o máximo da campanha.
Seja Instituição de Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio ou Ensino Superior, é preciso calcular.
Pois, você sabia que a quantidade de alunos numa sala está totalmente relacionado ao desempenho de aprendizagem? Por isso esse cálculo é tão importante.
Portanto, o primeiro passo para definir o número de vagas da campanha de matrícula é se perguntar: qual será a quantidade de aluno por sala?
Conte com a ajuda de educadores e professores nesse tópico!
É de extrema importância fazer um cronograma e definir os dias e os disparos de marketing da campanha de matrícula.
O cronograma não pode ter apenas a data de abertura e a data de encerramento.
Pelo contrário, coloque dias e horários de ofertas, condições para desconto, vestibular grátis, endereço, entre outros.
Por mais dinâmica que a campanha de matrícula seja, não esqueça de listar todos os documentos necessários para a matrícula.
Muitas pessoas quando veem uma oferta de matrícula, saem correndo para conseguir. E não podemos nos esquecer que alguns documentos não saem na hora, algumas pessoas precisam pedir nova emissão e pode demorar.
Então, disponibilizar já na campanha a lista dos documentos necessários facilita, e muito! Disponibilize a lista dos documentos na campanha digital e na campanha offline.
Sobretudo, diferencie também quais documentos serão exigidos para cada etapa de ensino. Além de, diferenciar também quais documentos os novos alunos devem levar e quais documentos os antigos alunos devem atualizar.
Mostre o que a sua instituição tem de melhor! Seja estrutura física, como: laboratórios, quadras, salas, pátios, refeitórios, auditórios, bibliotecas, secretarias, sala de reuniões, coordenação e diretoria.
Ou se o forte da instituição for o ensino, invista nisso. Grave depoimentos de alunos que já estão na faculdade, ou, alunos que estão fora do país e que se graduaram naquela universidade, por exemplo.
Use imagens e depoimentos reais! Coloque fotos dos alunos na divulgação da campanha de matrícula, tanto nas redes sociais como nos panfletos.
Exponha qual é a missão, visão e valores do ensino e por que ela deve ser escolhida frente a outros ensinos.
Atualmente a presença digital é imprescindível para qualquer negócio.
Ter um site e redes sociais é o melhor caminho para ser encontrado atualmente.
Segundo a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), a pandemia aumentou em 42% os gastos dos brasileiros e 97% dos consumidores buscam informações online antes de comprar em lojas físicas.
Muitos pais e alunos recebem indicação, e mesmo assim, pesquisam na internet para saber mais, antes de fechar negócio.
Certamente, nessa busca, a sua instituição precisa ser encontrada e passar total credibilidade.
As redes sociais são de extrema importância, mas não podemos esquecer que os métodos tradicionais também trazem enormes resultados.
Só para ilustrar: um empresário abriu uma academia perto de uma instituição de Ensino Superior e foi distribuir panfletos com ofertas de matrícula no campus de Educação Física. A estratégia dele fez com que todas as matrículas fossem esgotadas, pois, usou a estratégia certa.
Distribua panfletos dentro da escola, para que os alunos entreguem interessados.
Na frente da escola, para as pessoas que estão passando na rua.
E também em datas e pontos estratégicos, como no dia do Enem.
A panfletagem tem o foco na rápida circulação da sua informação e no maior alcance de pessoas possíveis.
E mais, você não precisa se preocupar com a parte de criação, impressão e muito menos com a distribuição — nós ficaremos responsável por todo o serviço, com as melhores estratégias de marketing em panfletagem.
A Aliança Distribuição é uma empresa de panfletagem pioneiras neste segmento, focada na excelência dos serviços prestados. Conte conosco para a campanha de matrícula da sua instituição!
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