Como aumentar minhas vendas no início do ano?

Como aumentar minhas vendas no início do ano?

Algo muito difícil para os empreendedores, sejam eles com negócios recém inaugurados, em desenvolvimento ou crescimento quanto à sua implementação, é a fase inicial do ano, que significa uma queda brusca de vendas, devido à ser uma época em que os consumidores recebem muitos impostos, quitam dívidas e em contraponto os empresários também tem seus impostos a serem pagos.

Para que essa fase turbulenta não prejudique os negócios, é importante ter em mente a palavra planejamento e colocá-la em prática. Quem planeja bem as ações e investimentos de seu negócio passa por essa fase com mais tranquilidade e consegue manter seu negócio em alta. Outro fator importante é ser muito transparente com o seu cliente, formar uma comunicação eficaz, um atendimento de qualidade que fará seu consumidor voltar e até mesmo colocar seu produto como prioridade em seu orçamento.

Muitos empreendedores investem tempo e energia (e também dinheiro, claro!) na fase do planejamento do negócio, mas quando partem para a fase da implantação, não conseguem materializar, seja através dos vendedores, atendentes, equipe de atendimento e também dos produtos e serviços o que inicialmente tinham proposto.

Para que o seu negócio tenha impacto ele deve resolver algum problema relevante do cliente, o motivo pelo qual os clientes irão te escolher, deve ser superior a dos seus concorrentes.

Essas questões devem ser consideradas na fase do planejamento, assim como a realização de um estudo de mercado onde você pretende atuar. Lembrando que o mais relevante é considerar a análise dos potenciais consumidores e o estudo dos concorrentes, diretos e indiretos.

Após ter feito esse estudo, é preciso identificar o que não está dando certo, ou seja, porque as vendas não estão acontecendo, as falhas em seu negócio. Vale refletir a respeito de alguns pontos bastante significativos na equipe, em suas estratégias e canais que tem usado para comunicar-se com o seu consumidor.

 

  • Sua equipe está alinhada com a mensagem e estratégia que você definiu em relação ao atendimento dos clientes? Na fase de planejamento, você realmente avaliou o tamanho do mercado disponível? O ponto de venda, no caso de negócio físico, realmente tem fluxo de potenciais clientes?
  • E a estratégia de divulgação e marketing? Os canais que tem usado são realmente os mais assertivos em relação a seu público consumidor? Em relação à concorrência, seus preços são superiores? Se sim, os clientes realmente percebem o seu produto ou serviço como superior? Se a resposta for não, é hora de rever esse posicionamento. Mas lembre-se de verificar se os seus custos permitem essa estratégia.
  • Panfletagem seria uma boa opção para o reconhecimento da sua marca? Para a resposta desse questionamento, é possível fazer uma reunião com a equipe da Aliança Distribuição e descobrir as estratégias necessárias para o seu negócio. 

 

Depois dessas reflexões, dependendo de suas conclusões, talvez seja necessário rever seu planejamento como um todo, pois atrair clientes requer foco no mercado, profissionalismo e, além de tudo algum investimento.

 

Contato: (11) 2571 – 5409 
R. Manoel de Castilho, 260

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