De onde surgiu a Panfletagem?

De onde surgiu a Panfletagem?

Com certeza você já recebeu um tipo folheto de supermercado no portão da sua casa? Ou quando você está andando nas ruas, alguém te para e entrega um panfleto de algum produto ou serviço de alguma empresa.  Esses momentos tão banais do nosso cotidiano, que muitas das vezes nos passa despercebido. Mas você sabia que há uma história por trás dos panfletos?
Tudo começou na Inglaterra século XII, quando um breve poema de amor de um apaixonado anônimo para sua donzela passou a circular nas ruas de Londres. O poema era escrito em latim, com o nome de ‘Pamphilus seu de amore’ (Panfilo ou sobre o amor), a população gostou tanto, que passou a ter uma popularidade absoluta até que foi traduzido para o inglês com Phamphlet.
Até o final do século XIV o termo pamphlet era usado em inglês para caracterizar qualquer tipo de texto menor que os livros de manuscritos, que eram enormes. Foi o primeiro passo para a invenção da impressa.
Nos séculos subseqüentes, os panfletos começaram a ser usado para outro tipo de fim. Os sentidos passaram a ter um significado de libelo difamatório, ou seja, folhetos escritos em estilos satíricos ou violentos. Quando a população se revoltava com algo, logo eles escreviam duras críticas aquelas situações das quais eles não estavam contentes.  A situação esquentava quando o assunto era política, este era o assunto que mais inflamava os panfletos na época.
Hoje em dia os panfletos têm outra finalidade de cunho comercial. Eles são utilizados para divulgação de produtos e serviços, com o objetivo de promover as empresas e aquilo que elas oferecem ao seu público alvo.
Avalie este post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.