Distribuição de Santinhos: Conheça as regras para as Eleições 2020

Distribuição de Santinhos: Conheça as regras para as Eleições 2020

distribuição de santinhos 2020

Quer saber quais são as regras para Distribuição de Santinhos para as Eleições 2020?

Com certeza você já ouviu falar do termo Santinhos, que nada mais é do que um nome popular dado aos panfletos de candidatos políticos.

Agora, está curioso para saber como é feita a distribuição de santinhos? Confira agora as regras para as Eleições 2020!

Propaganda Eleitoral

Geralmente, de dois em dois anos, milhões de brasileiros precisam exercer seu papel mais importante: Votar.

Seja para escolher um presidente e seu vice, um prefeito, um deputado estadual, deputado federal, um vereador ou um governador, não existem pequenos papéis na política.

Todos são parte de algo maior e mais importante, o nosso país. Por isso, o candidato político precisa ter uma boa estratégia de marketing.

Sobre a Confecção e Distribuição de Santinhos

Existem casos onde os candidatos não conseguem tempo suficiente para apresentarem suas propostas no horário político em meios como as redes de televisão, rádios e redes sociais, e por isso optam por essa estratégia econômica.

Entretanto, não se deixe enganar, não são apenas esses candidatos que optam de marketing direto como a distribuição de santinhos.

Por ser uma estratégia direta, de baixo custo mas de grande alcance, torna-se extremamente recorrente.

Afinal, há um número ainda maior de eleitores que serão conquistados e que consequentemente, estarão com o santinho em mãos para lembrar-se de que número digitar diante das urnas na hora da votação. 

Nesse momento, as preocupações que afligem a maioria dos candidatos são:

  • Quais são as informações necessárias?
  • Como fazer a distribuição de santinhos corretamente?
  • Quais são as regras para a campanha eleitoral?

Se você, como a maioria dos candidatos está com alguma dessas dúvidas, não se preocupe, pois todas essas perguntas serão respondidas agora mesmo! 

1. Quais são as informações necessárias para colocar nos Santinhos?

distribuição de santinhos

Primeiramente, antes de se preocupar com tudo isso você deve priorizar o passo principal: escolher uma equipe ideal.

Procurar por uma boa empresa de criação e distribuição de santinhos é o passo mais importante, pois assim você não precisará se preocupar com esse detalhe.

Por exemplo, a empresa será responsável por criar os seus santinhos de maneira que se encaixem no padrão já estabelecido.

Como por exemplo, em papel couché ou em papel reciclado, usando a medida convencional de sete centímetros por dez centímetros e em duas opções de cores: preto e branco ou colorido.

Uma outra vantagem na escolha de uma empresa de panfletagem, é que quanto mais santinhos forem encomendados, mais barato acabam saindo.

Sabendo de tudo isso, você já tem uma base de como ele se parecerá e fica ainda mais fácil visualizar as informações em seus santinhos. 

Trabalho de dupla face

Um outro ponto importante nesse tópico é o fato de cada santinho ser feito em um trabalho de dupla face, ou seja, esse panfleto político tem dois lados.

Isso significa que você não precisa encher um lado só de informações e imagens criando um aspecto visualmente poluído.

Você pode usar na parte frontal uma foto sua junto ao seu slogan, para que o eleitor saiba em quem ele está votando.

Quando seu rosto é lembrado, existe uma chance maior de ficar registrado no subconsciente do eleitor e posteriormente ser citado em conversas, o que gera um marketing de boca a boca que aumenta ainda mais o seu alcance.

Enquanto na parte oposta você deve colocar as informações essenciais, como seu partido, outros dados importantes e principalmente, seu número eleitoral.

Dicas indispensáveis na criação do Santinho. Veja abaixo:

  • Mostre claramente o número do candidato e seu nome;
  • Deixe em destaque também o número e o nome do vice candidato;
  • Não esqueça de também destacar a qual partido ele pertence;
  • CNPJ da empresa que criou e realizou a distribuição;
  • E por fim, CNPJ de quem contratou o serviço;

2. Como fazer a Distribuição de Santinhos corretamente? 

distribuição de santinhos

Se você seguiu o primeiro passo corretamente, esses dois tópicos seguintes não serão um problema para você.

Você se lembra de quando eu disse que deveria escolher uma boa equipe? Principalmente uma boa empresa de panfletagem? Pois bem, se você seguiu corretamente o conselho que eu ofereci, com certeza nesse momento você não precisará se preocupar com absolutamente nada.

Toda a distribuição de santinhos está sendo planejada por uma equipe inteiramente capaz, ou seja, a empresa especializada em panfletagem fará todo serviço necessário para uma distribuição impecável, seguindo não só as regras eleitorais como também seguindo os pontos ideias para que haja um engajamento de eleitores.

Do contrário, se você optou por não seguir a esse conselho, nesse momento você precisará saber o seguinte: os santinhos podem ser distribuídos do dia 16 de agosto até as 22:00 do dia 03 de outubro.

Não sendo necessário uma licença municipal. Assim como também não é necessário uma autorização da Justiça Eleitoral, além disso, você não pode fazer a distribuição de santinhos em locais como cinemas, clubes e outros.

Outro ponto importante é que todos os santinhos devem constar o CNPJ ou o CPF do responsável por confeccionar, assim como de quem contratou e a tiragem.

3. Quais são as regras para a Campanha Eleitoral 2020?

distribuição de santinhos

Toda e qualquer propagando realizada fora do período destinado a campanha eleitoral constitui como propaganda eleitoral antecipada e resultará em penalizações, por isso atente-se as datas corretas para cada tema.

A campanha eleitoral para o primeiro turno começa do dia quinze de agosto em diante, seguindo até o dia dois de outubro, por isso separamos algumas das coisas que podem e algumas que não podem ser feitas durante a campanha eleitoral.

Agora, saiba o que está permitido durante a campanha eleitoral: 

  • É permitida a distribuição de santinhos, adesivos e outros impressos.
  • Propaganda em vias públicas com bandeiras e mesas, desde que não atrapalhe o trânsito e os pedestres.
  • Alto-falantes após as 08:00 até 22:00, desde que fiquem 200 metros distantes de quartéis militares, escolas, sedes do poder legislativo e executivo, bibliotecas públicas, igrejas e teatros em funcionamento. 
  • Carros de som, assim como mini trios, respeitando o limite de 80 decibéis no nível de pressão sonora, medidos a 7 metros do veículos.
  • Comício e aparelhagem de sonorização fixas, desde que também seja respeitando o limite de horário: de 08:00 até 00:00. 
  • O financiamento coletivo também é permitido, desde que sigam-se as regras do Tribunal Superior Eleitoral.
  • A distribuição de santinhos, adesivos, carreatas e qualquer outra propaganda devem ser encerradas até as 22:00 do dia 3 de outubro. 
  • No dia da votação, os eleitores podem usar broches, acessórios e adesivos de seu candidato favorito.

E não se esqueça do que não está permitido durante a campanha eleitoral: 

  • É terminantemente proibido a distribuição de santinhos no dia da eleição.
  • Todos os outdoors estão proibidos, seja ele impresso ou eletrônico.
  • Também está vetado o uso de telemarketing durante a campanha.
  • Apesar de adesivos pequenos estarem permitidos, cobrir completamente o carro com adesivos está vetado.
  • Também está vetado a distribuição de qualquer brinde durante a campanha. Nem cestas básicas e nem canetas, camisas ou qualquer coisa que seja caracterizado como brinde. 
  • Simulador de urna eletrônica.
  • Contratação de artistas para fazerem show durante comícios também está proibido.
  • Propagandas que contenham animações, desenhos e montagens também está vetado.
  • Usar cavaletes, faixas, placas ou coisas parecidas também está proibido. 
  • Está inteiramente vetado após a votação a aglomeração de pessoas com roupas ou bandeiras que possam ser caracterizados como manifestação coletiva, com ou sem carros. 
  • No dia da eleição também está proibido qualquer tipo de veículo divulgando jingles
  • No dia da eleição, também ficam proibidas as postagens ou impulsionamentos de conteúdos político online.

Agora, você com certeza está por dentro do assunto. Mas se precisar de ajuda, entre em contato conosco! Com certeza poderemos auxiliar você a ter a melhor distribuição de santinhos nestas Eleições 2020.

Gostou do conteúdo? Então acompanhe nosso blog e fique sempre por dentro das novidades! Ah, e não esqueça de compartilhar com seus amigos de partido 🙂

Avalie este post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.