O neuromarketing tem sido muito utilizado por diversas empresas em suas estratégias para melhorar vendas e para desenvolver novos produtos. Mas você já se perguntou como aplicar o neuromarketing na distribuição de seus panfletos publicitários?
Pois saiba que neste post nós vamos abordar temas sobre o que é, como funciona, formas de aplicação do neuromarketing na panfletagem e muito mais!
Por isso, não deixe de continuar a leitura deste post para aproveitar todo esse conhecimento e ficar por dentro do assunto. Acompanhe!
O neuromarketing é um dos ramos da ciência que busca compreender e entender como fatores e condições podem influenciar nas decisões de compra dos consumidores em geral.
Neuromarketing é a junção de neurologia com marketing. Quem fez com que este ramo da ciência se tornasse popular, foi um pesquisador de Harvard chamado Gerald Zaltman.
Formado em medicina, este pesquisador teve a ideia de usar aparelhos como o tomógrafo e a ressonância magnética para mapear áreas do cérebro e descobrir as influências que as campanhas de marketing tinham sobre o cérebro das pessoas.
No ano de 2000, o estudo com neuromarketing foi oficialmente aceito como uma ferramenta e desde então diversas agências e marcas no geral tem utilizado o neuromarketing para entender, dependendo dos estímulos em seus cérebros, o que leva as pessoas a adquirirem os produtos ou não.
Mas como será que o neuromarketing funciona para nós que temos interesse na panfletagem?
O neuromarketing funciona estudando como o cérebro humano responde a estímulos com cores, imagens, cheiros e outros. Esses mesmos estímulos servem para despertar nas pessoas o senso de urgência, desejo e necessidade.
Como um exemplo prático do uso do neuromarketing, imagine um cliente que recebeu um panfleto e se direcionou à loja para efetuar uma compra. Provavelmente, esse cliente foi influenciado por algo chamativo no panfleto.
A influência do panfleto é uma das ações do neuromarketing e essas ações podem ocorrer através da psicologia das cores, da geração de valor e vários outros fatores que veremos no próximo tópico.
Nós falamos no tópico anterior sobre como o panfleto influenciou uma pessoa na decisão de ir até a loja efetuar a compra através da psicologia das cores ou geração de valor.
Mas existem outras formas de aplicar o neuromarketing na panfletagem. Então, vamos ler sobre isso logo abaixo.
Talvez a psicologia das cores seja uma das áreas mais utilizadas no neuromarketing. Grandes empresas como Burger King, Subway e diversas outras fazem uso dessa estratégia.
Um exemplo prático do uso da psicologia das cores, é a escolha do amarelo aliado ao vermelho dentro dos fast foods.
Aliadas, às cores amarela e vermelha fazem com que o corpo humano libere grelina no estômago, substância responsável por aumentar o apetite e fazer com que as pessoas procurem por comida.
Na hora de distribuir panfletos, a psicologia das cores ajuda muito. Isso porque um panfleto agradável aos olhos, é mais fácil de ser aceito e não descartado ou rejeitado.
Quando falamos sobre oferecer valor para os clientes, não estamos falando sobre o preço de algum produto e sim sobre algo que sirva para ajudar o cliente.
Ou seja, ao invés de recomendar seu produto ou serviço para qualquer pessoa que demonstra pouco interesse, esteja disposto a ajudar as pessoas.
Isso pode ser feito através de respostas para diversas dúvidas, oferecendo conselhos práticos sobre como proceder e fazendo recomendações sobre quais produtos funcionam melhor para cada indivíduo.
Faça isso mesmo que não seja lucrativo para você ou que o produto em questão não esteja nem na sua categoria.
Se você fizer isso, as pessoas confiarão no seu produto e o princípio da reciprocidade funcionará. É mais provável que os clientes retribuam o favor comprando de você.
Um bom exemplo de como oferecer valor às pessoas na hora de entregar panfletos, é a distribuição de flyers informativos, que sempre levam conteúdos interessantes para as pessoas.
O ser humano ama ouvir uma boa história e por esse motivo o storytelling é muito utilizado no marketing.
Agora, na panfletagem o storytelling pode ser muito eficaz para prender a atenção do leitor. Esse tipo de tática costuma ser muito utilizada na hora de entregar panfletos voltados para política.
Você já deve ter recebido um flyer contando a história de um político, ou sobre algo que esse mesmo político já fez. Essa é uma estratégia utilizando o storytelling.
Na distribuição de panfletos, isso é muito útil pois ajuda o cliente a ficar com o panfleto e se interessar pelo conteúdo.
Seja para um panfleto simples ou complexo é sempre bom prestar atenção ao posicionamento das imagens. Isso porque o neuromarketing também fez um estudo com rastreamento ocular.
Para termos um exemplo do uso do neuromarketing no posicionamento das imagens, imagine um panfleto com a figura de um homem. Se este mesmo homem estiver olhando para frente, o foco do consumidor tende a ficar no rosto deste mesmo homem.
Agora se o homem olhar para o lado, o consumidor tende a olhar para o mesmo lado.
Na distribuição de panfletos, a posição das imagens é muito interessante para atrair a atenção do consumidor quando ele tem o primeiro contato com o panfleto.
Os gatilhos mentais são utilizados principalmente pelos profissionais de marketing. A ideia desses gatilhos é despertar nas pessoas a necessidade e junto com ela o consumo.
Um dos gatilhos mentais que são muito vistos nos tabloides, é o da escassez. Frases como “promoção por tempo limitado” é um bom exemplo do uso desse gatilho.
Esses gatilhos mentais são muito úteis mesmo na hora de entregar os panfletos para as pessoas, pois eles despertam a curiosidade dos clientes.
Nossos cérebros têm dificuldade para pensar em um preço baseado apenas no valor do produto, ou seja, no qual benefício ele pode ser. Em vez disso, é mais fácil para ele comparar os preços de produtos semelhantes e decidir se está caro ou barato.
É por esse motivo que promoções do tipo “2 por 1” e “5 por 3” fazem tanto sucesso e são tão utilizadas.
Na distribuição de panfletos, esse tipo de prática ajuda a chamar a atenção do consumidor e fazer com que ele aceite o panfleto.
Vamos ler logo abaixo como o neuromarketing pode beneficiar a sua empresa através da panfletagem.
Como o neuromarketing estuda a mente dos consumidores, é possível criar panfletos mais assertivos e influenciadores. Esse tipo de panfleto atrai atenção do público alvo.
Assim, os panfletos vão atingir um número maior de pessoas durante a distribuição junto com menos rejeição na hora de aceitar o panfleto.
Quando esse resultado é alcançado, mais pessoas vão ler o conteúdo e conhecer as promoções e ofertas disponíveis, o que ajuda a tomar a decisão de comprar os produtos.
Como o neuromarketing estuda estímulos que influenciam os clientes, é possível criar panfletos direcionados para as pessoas que você deseja atingir.
Dessa forma, quando chegar a hora de distribuir os panfletos, fica muito mais fácil o cliente analisar o conteúdo do panfleto e guardá-lo.
O uso do neuromarketing pode ajudar a criar e distribuir panfletos publicitários de forma mais efetiva. Afinal, o neuromarketing estuda como os estímulos afetam a mente humana.
Existem cores que impactam mais as pessoas, assim como formas. Como um exemplo, as lojas que vendem objetos para bebês, podem se beneficiar de um coração em suas logos já que o coração remete ao amor e ao afeto.
Logo, um panfleto publicitário dessa mesma loja, teria uma aceitação melhor na distribuição, se houvesse em seu design, cores voltadas para a maternidade e formas como o coração por exemplo.
O neuromarketing pode melhorar a experiência do consumidor através da criação de panfletos publicitários direcionados para o público alvo certo. Ou seja, por causa do neuromarketing ficou mais fácil criar panfletos baseados no que estimula a sua persona.
E após a criação desses panfletos a distribuição deles também se torna mais efetiva, pois a rejeição das pessoas diminui.
Nós aprendemos como o neuromarketing pode ajudar a encontrar os estímulos que funcionam para desenvolver os melhores panfletos para o seu público alvo.
Mas de nada adianta ter os melhores panfletos e uma distribuição incorreta ou ineficaz. Por isso, não deixe de contar com a Aliança Distribuição para executar o melhor trabalho de distribuição para sua empresa.
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