As tendências do Mercado para o ano de 2017

As tendências do Mercado para o ano de 2017

Todos os anos é possível encontrar textos e artigos sobre as tendências de mercado para o ano que está por vir. Porém, as dicas desse ano são bem específicas e práticas, as recomendações são comuns, mas pouco colocadas em prática.

Há alguns anos seguidos escutamos falar que as fortes tendências têm sido se dedicar às mídias online, internet, redes sociais, etc. Mas em contraponto, especialistas como Fred Rocha, notam que as premissas básicas de um bom negócio não têm sido cumpridas.

Então, para os negócios, a tendência para 2017 é não ter tendência. A principal dica de Fred é: faça o básico bem feito.

Já parou para pensar em tudo que você prometeu para o seu cliente? Está conseguindo cumprir essa promessa? A vitrine de sua loja está organizada e atrativa? Quando o cliente entra na loja, ele é atendido por um vendedor prestativo que tem conhecimento do produto e interesse em ajudá-lo? A loja está limpa, os preços estão bem sinalizados? O mix de produtos está atendendo as demandas do consumidor ou as gôndolas estão lotadas de produtos sem saída e os mais procurados estão em falta? Você valoriza a sua equipe e a motiva para que ela faça o seu trabalho sempre da melhor forma possível? Isto serve também aos prestadores de serviço.

É importante assistir como seu cliente está sendo atendido e se colocar no lugar dele. Prestar atenção ao seu comportamento e às maneiras de fortalecer seu relacionamento com o seu consumidor é algo imprescindível. A partir disso, dentro das suas possibilidades reais, reúna-se com a sua equipe caso achar necessário, comece a reescrever uma nova forma de fazer varejo, pensando sempre no seu cliente e no futuro do seu negócio.

Embora essas dicas pareçam repetitivas para quem tem um empreendimento, elas são fundamentais para alicerçar um bom negócio. Para o especialista as dicas fundamentais para manter o seu negócio saudável em 2017 são:

  1. Curadoria de produtos: pesquise quais produtos o seu cliente mais procura. Feito isso, não se deixe enganar por outros produtos que a indústria te ofereça com preços atrativos. Não faça estoque do que não é procurado. Tenha sempre o que o seu cliente quer e deixe esses produtos expostos de forma atrativa.
  2. Invista em pessoas: os seus vendedores são as pessoas que mais entendem dos seus produtos e dos seus clientes. Sendo assim, você precisa valorizá-los! Ofereça um bom salário e incentive os que alcançam a meta. Faça reuniões semanais e treinamentos com fornecedores. Os vendedores precisam estar bem treinados e motivados para o seu negócio prosperar.
  3. Dê atenção aos clientes: os clientes precisam de um bom atendimento seja pessoalmente, telefone, e-mail ou pelas redes sociais. Nunca deixe um e-mail, mensagem ou comentário nas redes sociais sem resposta!
  4. Além da consciência da importância desse básico bem feito, é importante ter disciplina para que ele se torne uma rotina no dia a dia da loja. Não adianta viajar em um mundo de tendências relacionadas à tecnologia se na sua realidade o cliente não tem o que é prometido.

Nossa principal dica para ter sucesso em 2017 é que a sua meta para o ano seja cumprir o que você vem prometendo ao seu cliente. Se ele for mal atendido, procura outro lugar que atenda bem às suas expectativas. Fortaleça o relacionamento online e offline, para que os dois se complementem e não se prejudiquem. Faça o seu melhor e pode ter certeza, se você não o fizer, outro irá fazer.

 

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