As datas comemorativas são perfeitas para qualquer empresa investir ainda mais em marketing. Afinal, as pessoas estão unidas pelo mesmo pensamento de comemoração e isso é ainda mais forte em ocasiões nacionais, como Páscoa e Dia das Mães, por exemplo. E claro, o Marketing Natal, tão comum no fim do ano, não poderia ficar de fora da lista.
Conforme o ano se aproxima do fim, o sentimento de retrospectiva toma conta da população. É um momento de felicidade, comunhão e gratidão. Por isso, as marcas devem refletir esses valores por meio de estratégias de marketing para atrair novos clientes e fazer com que o negócio ganhe um impulso maior. A seguir, mostraremos algumas dicas essenciais para você colocar em prática e aproveitar os resultados. Confira!
Em uma data comemorativa, é comum que as pessoas queiram presentear umas às outras, seja família, amigos ou cônjuges. No entanto, o gosto individual de cada um pode atrapalhar esse processo.
Por isso, adote a ideia de sugerir presentes! Seja bem amplo e coloque a criatividade para funcionar, afinal, tudo pode ser um presente incrível, desde que tenha o anúncio perfeito.
E não tenha medo de ousar. Mesmo aquele item que parece estranho como presente pode ser ideal para alguém específico, então, para o Marketing Natal, é preciso que você se arrisque!
Lembra quando falamos sobre o espírito de gratidão coletivo que a população sente no fim de ano? Pois é, todos querem ver esse tipo de sentimento refletido nas marcas, porque isso atrai a atenção.
Pense em itens que lembram o Natal, desde o vermelho até o sino que simboliza o nascimento de Cristo. Luzes, presentes e árvores também são ideias perfeitas para despertar no público o sentimento de que o fim do ano está chegando.
Além disso, pense também na parte das pessoas em si para o seu negócio. Uma campanha que utiliza modelos reais têm mais chance de despertar a sensação de identificação com os clientes, já que eles se veem representados nas fotos. A humanização da marca é essencial, principalmente no Natal que, como já dissemos, desperta sentimentos fortes e genuínos. Seja sensível ao lidar com esse momento.
Esta opção já é válida para o ano inteiro, mas durante o Natal ela é ainda mais interessante. A data comemorativa tem tudo a ver com presentes, mas o período de fim de ano já envolve muitos gastos, como viagens, roupas, etc. Por isso, o orçamento costuma apertar para milhões de pessoas todos os anos.
Os sorteios e promoções podem ser vistos como uma forma de aliviar este momento: caso a pessoa seja contemplada com algum item, ela pode usá-lo como presente e ter mais dinheiro para investir em outra área da sua vida durante o fim de ano.
Além disso, as promoções são perfeitas para chamar a atenção do público, reforçando a ideia de que todos estão em busca de oportunidades mais baratas de fazerem compras. Por isso, uma forma de investir no marketing Natal e ainda ter vantagem em relação aos seus concorrentes é fazendo uso de sorteios e promoções.
É importante ter em mente que o Natal é uma data comemorativa extremamente famosa e muitas empresas esperam por esse momento para lançar grandes campanhas. Por isso, é essencial fugir do óbvio! Caso pense em algo apenas básico e superficial, sua ideia pode ser muito parecida ou até mesmo igual a de outro concorrente, impedindo que sua marca tenha destaque na mente dos clientes.
Esse é apenas um conceito maior que deve ser aplicado a diferentes esferas. Ou seja, o uso da criatividade deve refletir em cada uma das suas ações de Marketing Natal! Não sabe como fazer isso? A gente te ajuda com mais algumas dicas simples.
Os influencers são aquelas pessoas que têm grande alcance nas redes sociais e usam o perfil para divulgar marcas parceiras. O melhor de tudo é que eles fazem isso de forma humanizada, por meio de divulgações próprias, e durante o Natal isso é fundamental.
Use esse alcance para anunciar a sua empresa por meio de parceiros sensíveis, humanos e que tenham a ver com a sua marca.
Esta dica também pode estar associada a outros pontos da nossa lista, como o de sorteios e promoções, por exemplo.
Na era do marketing digital, não há como esquecer da presença online. É por meio dela que podemos conseguir informações incríveis, como os principais interesses dos clientes, e transformar isso em estratégias de vendas.
Ou seja, não basta apenas postar fotos e vídeos para receber likes! É essencial ter um olhar analítico para entender o que existe por trás de cada seguidor.
Com o banco de contatos criado pela empresa, uma alternativa incrível para a sua campanha de Natal pode ser o e-mail marketing.
Para isso, é importante ter um bom planejamento para dar tempo aos seus clientes de absorver a mensagem e ainda ter tempo para fazer as compras quando o momento chegar.
Invista em uma boa comunicação, tanto verbal quanto visual, e aproveite para chegar ao público diretamente pelo e-mail. Uma dica válida para esse momento é anunciar promoções, sorteios e até mesmo sugestões de presentes, como já mencionamos anteriormente.
Assim como o e-mail marketing estabelece a comunicação direta entre empresa e cliente, a panfletagem também tem este mesmo propósito.
A Aliança Distribuição acredita na panfletagem como método essencial de divulgação, afinal, as pessoas recebem diretamente um anúncio em suas mãos. Quando isso é feito no momento certo, como próximo a uma data comemorativa, o índice de sucesso é muito grande.
Por isso, não perca mais tempo! Além das dicas anteriores, a panfletagem também pode ser o adicional e diferencial da sua campanha. FAÇA UM ORÇAMENTO para fazer com que sua marca chegue a mais pessoas por meio do marketing Natal. A data comemorativa é o momento ideal!