Marketing Natal: 5 Dicas para vender neste fim de ano

Marketing Natal: 5 Dicas para vender neste fim de ano

marketing natal

As datas comemorativas são perfeitas para qualquer empresa investir ainda mais em marketing. Afinal, as pessoas estão unidas pelo mesmo pensamento de comemoração e isso é ainda mais forte em ocasiões nacionais, como Páscoa e Dia das Mães, por exemplo. E claro, o Marketing Natal, tão comum no fim do ano, não poderia ficar de fora da lista.

Conforme o ano se aproxima do fim, o sentimento de retrospectiva toma conta da população. É um momento de felicidade, comunhão e gratidão. Por isso, as marcas devem refletir esses valores por meio de estratégias de marketing para atrair novos clientes e fazer com que o negócio ganhe um impulso maior. A seguir, mostraremos algumas dicas essenciais para você colocar em prática e aproveitar os resultados. Confira!

1. Dê sugestões de presentes

Em uma data comemorativa, é comum que as pessoas queiram presentear umas às outras, seja família, amigos ou cônjuges. No entanto, o gosto individual de cada um pode atrapalhar esse processo.

Por isso, adote a ideia de sugerir presentes! Seja bem amplo e coloque a criatividade para funcionar, afinal, tudo pode ser um presente incrível, desde que tenha o anúncio perfeito.

E não tenha medo de ousar. Mesmo aquele item que parece estranho como presente pode ser ideal para alguém específico, então, para o Marketing Natal, é preciso que você se arrisque!

2. Entre no espírito natalino

Lembra quando falamos sobre o espírito de gratidão coletivo que a população sente no fim de ano? Pois é, todos querem ver esse tipo de sentimento refletido nas marcas, porque isso atrai a atenção.

Pense em itens que lembram o Natal, desde o vermelho até o sino que simboliza o nascimento de Cristo. Luzes, presentes e árvores também são ideias perfeitas para despertar no público o sentimento de que o fim do ano está chegando.

Além disso, pense também na parte das pessoas em si para o seu negócio. Uma campanha que utiliza modelos reais têm mais chance de despertar a sensação de identificação com os clientes, já que eles se veem representados nas fotos. A humanização da marca é essencial, principalmente no Natal que, como já dissemos, desperta sentimentos fortes e genuínos. Seja sensível ao lidar com esse momento.

3. Invista em sorteios e promoções

Esta opção já é válida para o ano inteiro, mas durante o Natal ela é ainda mais interessante. A data comemorativa tem tudo a ver com presentes, mas o período de fim de ano já envolve muitos gastos, como viagens, roupas, etc. Por isso, o orçamento costuma apertar para milhões de pessoas todos os anos.

Os sorteios e promoções podem ser vistos como uma forma de aliviar este momento: caso a pessoa seja contemplada com algum item, ela pode usá-lo como presente e ter mais dinheiro para investir em outra área da sua vida durante o fim de ano. 

Além disso, as promoções são perfeitas para chamar a atenção do público, reforçando a ideia de que todos estão em busca de oportunidades mais baratas de fazerem compras. Por isso, uma forma de investir no marketing Natal e ainda ter vantagem em relação aos seus concorrentes é fazendo uso de sorteios e promoções.

4. Use e abuse da criatividade

É importante ter em mente que o Natal é uma data comemorativa extremamente famosa e muitas empresas esperam por esse momento para lançar grandes campanhas. Por isso, é essencial fugir do óbvio! Caso pense em algo apenas básico e superficial, sua ideia pode ser muito parecida ou até mesmo igual a de outro concorrente, impedindo que sua marca tenha destaque na mente dos clientes.

Esse é apenas um conceito maior que deve ser aplicado a diferentes esferas. Ou seja, o uso da criatividade deve refletir em cada uma das suas ações de Marketing Natal! Não sabe como fazer isso? A gente te ajuda com mais algumas dicas simples.

Influencers são ótimas parcerias

Os influencers são aquelas pessoas que têm grande alcance nas redes sociais e usam o perfil para divulgar marcas parceiras. O melhor de tudo é que eles fazem isso de forma humanizada, por meio de divulgações próprias, e durante o Natal isso é fundamental.

Use esse alcance para anunciar a sua empresa por meio de parceiros sensíveis, humanos e que tenham a ver com a sua marca.

Esta dica também pode estar associada a outros pontos da nossa lista, como o de sorteios e promoções, por exemplo.

Não esqueça das redes sociais

Na era do marketing digital, não há como esquecer da presença online. É por meio dela que podemos conseguir informações incríveis, como os principais interesses dos clientes, e transformar isso em estratégias de vendas.

Ou seja, não basta apenas postar fotos e vídeos para receber likes! É essencial ter um olhar analítico para entender o que existe por trás de cada seguidor.

E-mail marketing pode ser um ótimo aliado

Com o banco de contatos criado pela empresa, uma alternativa incrível para a sua campanha de Natal pode ser o e-mail marketing.

Para isso, é importante ter um bom planejamento para dar tempo aos seus clientes de absorver a mensagem e ainda ter tempo para fazer as compras quando o momento chegar.

Invista em uma boa comunicação, tanto verbal quanto visual, e aproveite para chegar ao público diretamente pelo e-mail. Uma dica válida para esse momento é anunciar promoções, sorteios e até mesmo sugestões de presentes, como já mencionamos anteriormente.

5. Faça também um Marketing Offline

Assim como o e-mail marketing estabelece a comunicação direta entre empresa e cliente, a panfletagem também tem este mesmo propósito.

A Aliança Distribuição acredita na panfletagem como método essencial de divulgação, afinal, as pessoas recebem diretamente um anúncio em suas mãos. Quando isso é feito no momento certo, como próximo a uma data comemorativa, o índice de sucesso é muito grande.

Por isso, não perca mais tempo! Além das dicas anteriores, a panfletagem também pode ser o adicional e diferencial da sua campanha. Entre em contato para fazer com que sua marca chegue a mais pessoas por meio do marketing Natal. A data comemorativa é o momento ideal!

Avalie este post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.