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Marketing para pequenas empresas: como fazer?

marketing para pequenas empresas
 

O marketing para pequenas empresas costuma ser algo que causa dúvidas: afinal, como isso pode ser feito? Preciso ter muito dinheiro para investir na publicidade do meu negócio? No entanto, é uma realidade bem mais fácil e acessível para a maioria das pessoas.

Para saber exatamente qual rumo tomar na divulgação da sua empresa, basta continuar lendo! Trazemos algumas dicas essenciais para conseguir mais visibilidade e, assim, ter mais retorno financeiro. E o melhor: tudo isso sem precisar de um grande investimento. Continue lendo e descubra!

Por que investir em marketing para pequenas empresas?

A resposta é simples: ganhar mais visibilidade, como mencionamos anteriormente. O marketing é um conjunto de estratégias que podem ser aplicadas por qualquer pessoa com o intuito de chamar a atenção do público e, a partir disso, atrair possíveis clientes para o seu negócio.

No entanto, para alcançar o sucesso com as estratégias de marketing, é preciso seguir uma lista de ações com muita atenção e cuidado. Estas são características chaves para quem quer se destacar no mercado.

Continue lendo e saiba com detalhes por onde começar a fazer marketing para pequenas empresas.

Crie sua marca e seja atencioso

Pode parecer básico, mas esse é um ponto essencial: você precisa começar em algum momento. Que tal partir da criação?

Mas só isso não é suficiente! A sua marca precisa ser constante, por isso, não vale a pena começar um projeto e investir nele apenas de vez em quando. Seja realmente atencioso, cuidando da sua marca nos mínimos detalhes.

O cliente, quando percebe esse cuidado, é capaz de sentir aquilo de longe. Isso torna o ambiente mais convidativo e agradável.

Conheça o seu público

Para quem sua marca é pensada? Que tipo de atendimento o seu cliente gosta? Quais produtos ele costuma consumir? Qual faixa de preço ele costuma pagar nas compras?

Pode parecer muita informação, mas tudo isso é fundamental para a sua marca, principalmente para aqueles que estão iniciando um novo negócio.

O cliente que chega até a sua marca e sente que ela não tem nada a ver com suas preferências se sente retraído. Ele deixa de comprar a você, seja um produto ou serviço, e procura um competidor.

Essa é uma das etapas mais importantes! Caso não seja pensada da forma certa, pode fazer com que a marca perca o potencial que tem.

Crie uma ligação emocional com seus clientes

Fazer com que seu público seja amigo da sua marca é uma tarefa que leva tempo, mas traz os resultados mais incríveis quando é alcançada.

O cliente passa a ser fiel: sua marca é a primeira opção de compra e ela será divulgada por ele em qualquer oportunidade, trazendo mais atenção para o seu negócio.

E isso pode ser conquistado através do marketing para pequenas empresas! A questão da ligação emocional é essencial para isso: o modo de ver o mundo, como o interesse em causas sociais e religião, por exemplo, pode fazer com que seu público desenvolva esse sentimento de afeição pela sua marca.

Um cliente fiel é o principal prêmio de qualquer empreendimento.

Tenha uma rede de relacionamentos

Tudo fica mais fácil quando é feito com outras pessoas. No ramo do empreendedorismo, principalmente no caso das pequenas empresas, essa regra é ainda mais importante.

Por isso, é essencial manter um bom relacionamento com os outros trabalhadores que lidam com você. Ser respeitoso, deixar claro as suas demandas e cumprir com os combinados, por exemplo, são apenas algumas dicas básicas que ajudam a manter a boa convivência.

É interessante lembrar que esses trabalhadores também têm outras conexões. Quando surgir alguma oportunidade, eles podem recomendar o seu trabalho!

O marketing para pequenas empresas lida muito com o sentimento de coletividade e das recomendações por boca a boca, por isso manter uma boa reputação é essencial.

Faça parcerias

Juntar o seu negócio a outro empreendimento é uma alternativa que sempre deve ser considerada. Afinal, pode trazer benefícios para ambos!

No entanto, é importante pensar bem no tipo de segmento com o qual você pode fazer parcerias. Ao invés de se unir a concorrentes, procure outro empreendimento distante, mas que possa fazer sentido com a sua proposta.

Por exemplo, uma hamburgueria e uma açaiteria. Ambos estão no segmento da alimentação, mas um é salgado e o outro é doce, por isso podem trabalhar em conjunto, pois logo após comer um hambúrguer, o cliente pode querer comprar o açaí para completar a refeição. 

Caso os dois estejam sendo oferecidos no mesmo ambiente, é uma situação de ganho tanto para a empresa quanto para o público! Viu só como funciona?

Não esqueça do planejamento 

Para pequenos empreendimentos, toda estratégia deve ser muito bem pensada antes de ser executada. Afinal, com um time pequeno, acaba sendo necessário que as investidas sejam certeiras, sem desperdícios.

Pense, converse e estude cada uma das possibilidades. Seja racional e planeje cada movimento da sua empresa, pois isso será necessário a cada etapa, até mesmo quando ela começar a crescer cada vez mais.

Esteja sempre atualizado

O marketing para pequenas empresas é um segmento que costuma ser bastante fluído, ou seja, está sempre apresentando novas oportunidades e propostas de crescimento. 

Por isso, é preciso estar atento às novas possibilidades. Afinal, uma estratégia que você pretende usar pode estar ultrapassada e não trazer mais benefícios na atualidade.

As redes sociais, como Facebook e Instagram, costumam ser uma ótima fonte de notícias. Existem perfis com foco no marketing que trazem diversas atualizações e, a partir deles, você pode saber por onde se guiar da melhor forma.

Chega de desculpas!

Não estamos sendo grosseiros, mas essa é uma dica importante quando falamos sobre marketing para pequenas empresas. Pode parecer uma estratégia nova e arriscada para muitas pessoas, mas o principal ponto é que ela traz resultados, e isso é certeza.

No entanto, eles só podem ser alcançados se o nosso passo a passo for colocado em prática. Você tem o guia perfeito em suas mãos, indicando o ponto de partida, e o que falta agora é agir.

Não fique pensando nas desculpas! Dê o primeiro passo, invista-se de corpo e alma e veja como os resultados vêm. Estamos na torcida!

Marketing para pequenas empresas vale a pena?

A resposta é: sim! Como mostramos ao longo deste texto, o marketing traz diversos benefícios para o seu empreendimento e não exige um grande investimento financeiro.

No entanto, é preciso dedicar muita atenção ao seu projeto e estar realmente disposto a fazer com que ele funcione. Caso não tenha esse sentimento de dedicação, a sua marca já nascerá fraca.

Agora que você tem o passo a passo de como implementar o marketing ao seu negócio, lembre-se da nossa última dica: chega de desculpas! Comece a colocar em prática aos poucos, iniciando pela própria criação da marca.

A partir daí, basta seguir os outros passos e você verá como o seu empreendimento ganhará forma de uma maneira bem estruturada! O planejamento é o alicerce do seu negócio. Ele traz mais firmeza e longevidade, indicando que é uma marca que dura a longo prazo na mente dos clientes.

Temos certeza que você consegue! Se precisar, conte com o apoio da Aliança Distribuição e dê ainda mais força à sua marca!

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