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Como fazer um panfleto? Dicas para obter clientes

como fazer um panfleto
 

Um ponto essencial para ter sucesso em seu negócio é investir em comunicação. Afinal, as pessoas precisam saber quais produtos ou serviços estão sendo oferecidos para que eventualmente possam se tornar clientes. O panfleto, por exemplo, é uma forma de divulgação que atravessa séculos e segue eficiente quando é feito de maneira atraente e divertida. Mas sempre fica o questionamento: afinal, como fazer um panfleto interessante?

É preciso levar em consideração diversos fatores antes de criar o seu material de comunicação, pois queremos que ele seja efetivo e realmente alcance seu público, certo? Portanto, é necessário investir bem nesse momento. Se você não sabe por onde começar, não se preocupe: separamos dicas incríveis que servirão de guia durante essa primeira etapa. Confira!

O que é um panfleto?

O material de comunicação, originalmente, se encaixa como uma mídia offline, sendo disponibilizada fora da internet. No entanto, para alcançar mais pessoas, é comum que o panfleto seja adaptado para as redes sociais e circule no ambiente digital, assim como acontece de maneira física.

Em relação ao conteúdo, costuma apresentar ideias resumidas para que a pessoa que o receba possa ler rapidamente e já entender do que se trata. Por isso, o panfleto é organizado de modo a deixar as informações principais mais visíveis, como o nome da empresa, endereço, telefone para contato e outros dados que sejam indispensáveis.

Textos auxiliares e imagens também costumam ser usados no panfleto para torná-lo mais completo e interessante visualmente, deixando as pessoas com vontade de lê-lo.

Diferença entre panfleto e folder

Não! Apesar de ambos serem um material impresso e de divulgação, eles têm formatos diferentes. O folder, que vem do inglês to fold, significa “dobrar”, pois faz relação com o seu modo de organização em dobras, preenchendo todas as partes com informações relevantes para o projeto.

Já o panfleto faz uso apenas das duas faces do papel convencional, ou seja, agrega menos informações do que o folder. Esta, inclusive, é uma grande diferença entre os dois formatos: enquanto o primeiro precisa organizar bem os dados para que não fique difícil de ler, o segundo tem mais espaço devido às dobras e pode incluir mais textos, tornando-o ideal para apresentações de empresas, por exemplo, já que os benefícios e diferenciais do negócio podem ser trabalhados com mais liberdade.

Dicas de como fazer um panfleto inesquecível

Como dissemos anteriormente, o panfleto é usado há muito tempo e persiste até a atualidade por um motivo: é uma técnica que funciona. No entanto, não é todo tipo de comunicação que gera retorno para a empresa; é preciso investir em trabalho de qualidade para que o material final realmente tenha uma boa forma.

A seguir, trazemos detalhes fáceis e rápidos que podem ser aplicados ao panfleto de modo a convertê-lo em uma forma de comunicação inesquecível para o público que recebê-lo. Descubra quais são!

Elimine informações desnecessárias

Já mencionamos antes, mas vale a pena ressaltar: o panfleto é uma forma de comunicação sucinta. Diferente do folder, onde é possível inserir textos mais detalhados, o panfleto exige frases curtas e essenciais, sem qualquer tipo de dado desnecessário.

Uma dica é escrever todo o texto antes, em um documento separado, e tentar diminuí-lo o máximo possível para que a versão final já seja compatível ao formato.

Cores e imagens são fatores importantes

Quem estuda comunicação visual sabe que os sentimentos que as cores despertam é um assunto sério e isso pode ser usado como forma de chamar a atenção do público para o seu anúncio. Pense sobre a sua campanha e entenda qual sensação o seu negócio visa gerar nos clientes; após isso, as cores podem ser pensadas com mais profundidade.

Somado a esse tópico, as imagens também precisam ser bem pensadas quando o assunto é a composição do panfleto. Elas devem ser usadas de modo estratégico, pois servem como uma área de descanso: se a folha tiver apenas textos, a leitura fica cansativa, mas o uso de imagens torna tudo mais dinâmico, fazendo com que a proposta da sua empresa seja memorizada com mais facilidade.

Conheça o seu público

Todas as dicas anteriores não terão efeito se forem direcionadas a um público incompatível com o seu negócio. As pessoas podem pegar o panfleto e simplesmente jogarem fora sem lê-lo ou só desviarem para não pegá-lo, já que a mensagem não as interessa.

Por isso, é importante ter em mente quem poderia gostar de receber aquele tipo de comunicação: idade, sexo e interesses, por exemplo, pode ajudar a determinar questões como a linguagem do texto e cores principais a serem usadas, tudo combinado para gerar uma mensagem forte e que seja recebida tranquilamente.

Invista em uma boa distribuição

Muitas vezes, mesmo que o panfleto seja feito com as cores certas, com pouco texto e imagens que chamam a atenção, ele ainda não é bem aceito pelo público. O que pode gerar esse efeito?

O que muitas empresas esquecem é que o material por si só não pode fazer todo o trabalho. Ele é entregue por uma pessoa, um profissional treinado exatamente para alcançar transeuntes e convencê-los a ler aquela mensagem — mas nem sempre é assim na prática.

O entregador pode estar cansado, sem ânimo, o que faz com que as pessoas possam ficar receosas em aceitar o panfleto. Por isso, é essencial investir em profissionais comprometidos e que façam o trabalho de maneira convidativa, passando a mensagem da empresa em todos os atos.

A Aliança Distribuidora é uma empresa já conhecida no mercado por sua seriedade e compromisso com o trabalho bem feito. Invista em um negócio transparente e receba o retorno necessário!

Afinal, como fazer um panfleto que gere clientes?

Basta unir todas as dicas de uma só vez! Pense no seu público e nas principais características que ele detém, como idade e interesses, para poder desenvolver um panfleto que ele goste.

Feito isso, vem a parte prática. Escolha cores que tenham a ver com o seu negócio, como verde e branco para empresas que são da área da saúde e azul para agências de voo, por exemplo, despertando a curiosidade e induzindo a pessoa a ler.

Quando os transeuntes pegarem o panfleto, eles precisam saber exatamente do que se trata, por isso é essencial organizar as informações principais de maneira fácil e chamativa. Os textos secundários também são de suma importância, mas tenha cuidado para não exagerar e fazer com que o panfleto fique muito cansativo.

Para quem busca dicas de como fazer um panfleto que funcione na prática, basta seguir esse roteiro! Não esqueceça de procurar uma boa distribuidora para esse meio de comunicação tão efetivo. Entre em contato com a Aliança Distribuidora agora mesmo!

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