Mídia Impressa: Saiba tudo sobre!

Mídia Impressa: Saiba tudo sobre!

mídia impressa

Se você já recebeu um folhetinho na porta de casa, santinho de um político, jornalzinho de supermercado e vários outros materiais impressos, saiba que você recebeu um tipo de mídia impressa.

A mídia impressa é tradicional, versátil e descomplicada, perfeita para as pessoas que têm dificuldade com tecnologia. Mas não para por aí, pois esse tipo de material é tão fácil de ser compreendido que é divulgado para todos os públicos.

E são muitas as vantagens que esses impressos têm a oferecer. Por isso, se você quer conhecer tudo sobre esse assunto continue a leitura desse artigo e descubra como usar a mídia impressa a seu favor. Boa leitura!

O que é a mídia impressa?

mídia impressa

A mídia impressa ou off-line, é um dos meios utilizados pela publicidade ou marketing e pelo jornalismo para propagar informações, ideais, promoções, divulgações e várias outras estratégias de comunicação.

Além disso, os materiais impressos, são aqueles que as gráficas imprimem como folhetos, flyers, folders, cartaz e muito mais.

Esse tipo de material mesmo com o passar dos anos se manteve atualizado diferente do que a maioria das pessoas pensam, pois a mídia impressa continua sendo usada para a comunicação junto com a mídia digital.

Ao invés da mídia off-line ter sido abandonada, ela ganhou força, pois agora as pessoas pedem mais qualidade em seus impressos.

Além disso, ela é fácil de ser transportada, continua popular e se adapta bem a forma de leitura do seu público. Também costuma ter baixo custo e por causa de tantos benefícios, as empresas ainda fazem muito uso dessa estratégia.

A mídia impressa continua sendo importante para estratégias de marketing e para as pessoas com dificuldade em tecnologia, por isso vamos aprender sobre sua importância no próximo tópico.

Qual a importância da mídia impressa?

É comum as pessoas se confundirem com pensamentos acerca da mídia impressa não ser mais tão relevante nos dias atuais. Porém, esse tipo de pensamento deve ser deixado de lado, pois ele atrapalha as estratégias criativas de marketing.

Na verdade, a mídia off-line é tão importante quanto a online pois de acordo com a Agência Brasil, um quarto dos brasileiros não têm acesso a internet e quem alcança essas pessoas é a mídia impressa.

Por isso, usar a mídia off-line é importante para qualquer negócio, afinal ela tem o poder de aumentar o alcance da marca de diversas empresas. E não para por aí, pois ela permite que você atinja novos consumidores onde eles estiverem.

Ela também é eficaz para testar novos mercados e produtos, além de ser um funil de vendas potencializador de conversões online para negócios.

A mídia impressa tem vários tipos para alcançar diversos propósitos, então vamos conhecer mais sobre eles.

Tipos de mídia impressa

Quando um veículo precisa fazer a troca de embreagem, ele apresenta alguns sinais ou defeitos, para alertar que é hora de realizar sua manutenção.

A mídia impressa tem muitos tipos e cada uma delas atinge um público diferenciado de maneira diferenciada. Por isso é importante ter em mente qual público atingir, e como o público gostaria de ser atingido. 

Agora, vamos conhecer mais sobre os tipos de mídia impressa.

Folheto e flyers

O folheto ou flyers é uma folha com dobras e cortes. Normalmente, é utilizada uma folha A4 dividida ao meio ou em 4 cortes.

Os folhetos contém textos esclarecedores sobre um serviço ou produto com mais informações. Além de serem utilizados na publicidade como ferramentas de baixo custo para ter impacto apelativo e visual.

Normalmente, eles podem ser 4/4 com cores na frente e atrás, 4/1 com cores na frente e tons de cinza no verso, além de 4/0 somente com cor na frente.

Filipeta

A filipeta é muito parecida com o flyers e o folheto, pois possui as mesmas características. A única diferença está no formato, pois a filipeta é mais esticada que um folheto ou flyers.

É comum que as pizzarias e escolas se beneficiem dela, pois ela é perfeita para esse tipo de divulgação.

Cartaz

O cartaz é uma peça que conta com a impressão de um lado, pois ele costuma ser fixado em locais abertos. Ele tem por objetivo passar informações, anunciar eventos e várias outras atividades.

Você deve se lembrar do cartaz de 1916, onde o “Tio Sam” está apontando o dedo para o leitor. Esse modelo é muito popular e mostra como os cartazes tem um visual apelativo e com foco na comunicação rápida.

Folder

Contrário ao que muitas pessoas pensam, o folder não é uma pasta, mas uma mídia que permite vários cortes ou dobras criativas. 

Esse tipo de mídia organiza a informação e chama a atenção, com seu design criativo e diferenciado. Ele pode ter formato circular ou retangular.

Ele conta com facas gráficas especiais, além de ter versatilidade em seu design com formato de perfume, cachorro, flor ou o que o cliente desejar.

Mídia OOH

A mídia out of home, ou somente “OOH” são aquelas que acontecem com o cliente quando ele está fora do conforto de seu lar. Entre essas mídias estão os outdoors, banners, painéis e outros modelos.

Esse tipo de mídia é atrativa, tem alto impacto e um custo benefício interessante. Também é possível escolher o público de acordo com o trajeto que eles fazem diariamente.

Vantagens da mídia impressa

mídia impressa

A mídia off-line tem diversas vantagens para oferecer, como:

  • Alcançar o público que não tem acesso a internet;
  • Não precisa de dispositivos para ser visualizada e nem de internet;
  • A circulação da mídia impressa é facilitada nos ambientes físicos;
  • Possui a credibilidade das mídias tradicionais como o jornal, por exemplo;
  • É quase impossível o público ignorar o estilo da mídia OOH;
  • Dependendo do meio utilizado, o custo é mais acessível;
  • Possibilita a inovação de anúncios criativos e impactantes além de ações diferenciadas;
  • Mídia versátil, pois pode abranger qualquer assunto, ação, produto, serviço e catálogo;
  • O cliente pode guardar e consultar sempre que precisar;
  • As informações da mídia impressa são de fácil memorização e por isso fixam com facilidade na mente dos clientes;
  • A identidade visual da marca é apresentada aos clientes de maneira marcante.

As vantagens que a mídia impressa tem a oferecer são muitas. E você pode se beneficiar de todas elas com estratégias criativas e inovadoras.

E se você precisar de alguém para distribuir todo esse material impresso para você, conte com a nossa empresa.

A Aliança Distribuição é uma empresa líder no ramo da distribuição de materiais impressos. Nós temos equipes treinadas e experientes para fazer todo o trabalho.

Então fale com a gente e FAÇA UM ORÇAMENTO. Ou simplesmente tire as suas dúvidas, nós estamos à sua disposição.

5/5 - (1 vote)
Eduardo Bello
Eduardo Bello
Analista de Conteúdo | Analista de SEO | Agencia Web Marketing

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.